10 alimentos para baixar a tensão arterial

A hipertensão arterial (HTA), ou pressao arterial alta, é cada vez mais frequente nos países desenvolvidos e um fator de risco importante de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.


Uma vez que a tensão é a força que exerce o sangue contra as paredes das artérias quando bombeia o coração, os fatores que influenciam são muitos.


Alta tensão


Pode aparecer HTA por um aumento do volume sanguíneo, devido a uma alteração renal e uma má regulação do sódio, embora o fígado e o baço também estão envolvidos nos níveis do volume de sangue; pelo mau estado das artérias ou acúmulo de cálcio nas paredes; ou pela alteração da vasodilatação e vasoconstrição devido a estresse, uso de estimulantes ou má alimentação.


Mais saúde


Alimentos que devem ser evitados: açúcar, álcool, alcaçuz, picantes, sódio e os produtos que o contêm (enchidos, queijos, conservas, etc.). Substitua o sal por quantidades moderadas de algas marinhas, tamari ou missô e água do mar, ou especiarias (não picantes), ervas aromáticas e alho.


Além de evitar alguns alimentos, também devemos aumentar a ingestão de outros que favorecem o controlo da tensão arterial.


1. Alho, com efeito vasodilatador


Um dos alimentos com mais propriedades terapêuticas. Ajuda a purificar o sangue, é anti-bacteriano e anti-fúngico.


No caso da hipertensão, age como vasodilatador nos capilares e artérias.


Antioxidante


Não deixe de tomar 1 por dia, cru ou cozido, em molhos, salteados ou cremes.


2. Cebola, imprescindível a diária


Com propriedades semelhantes às do alho. Favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e a boa circulação. É indispensável incorporá-la na dieta diária.


Consome 1 cebola por dia, crua ou cozida. Quando consumido cru, melhor marinada com vinagre de maçã.


3. Azeite de oliva extra-virgem, acompanhando legumes e saladas


Muito rico em antioxidantes, como a vitamina E. sabe-Se que o excesso de radicais livres inativa o óxido nítrico, uma substância com efeitos vasodilatadores.


Cozinha de dez


Borrifada legumes e saladas com 3-4 colheres de sopa por dia de óleo de oliva extra-virgem.


4. Legumes, 4-5 vezes por semana


São alimentos reguladores em diferentes níveis, já que trazem muita fibra, proteínas, vitaminas e minerais.


Boa circulação sanguínea


Toma legumes 4-5 vezes por semana em forma de humus, salada, caldo ou sopa.


5. Canela para controlar o açúcar no sangue


Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. As jejum altas provocam um estado inflamatório que afeta o mau funcionamento do sistema vascular e circulatório.


A Cada dia adiciona uma pitada a qualquer prato, como compotas de frutas.


6. Aipo, depurativo e diurético


Favorece a eliminação de sódio pela urina e ajuda a diminuir o volume de sangue nas artérias.


Consome 4 talos por dia em sucos de frutas, sucos de vegetais, saladas, cremes ou cozidos.


7. Pera, rica em potássio


É muito rica em água e está praticamente livre de gorduras. Uma das frutas que mais potássio (e menos sódio) contém.


Coração saudável


Exerce uma função diurética e regula a tensão.


Desfrute 4 vezes a cada semana.


8. Sementes de cânhamo com alto teor de omega-3


Juntamente com as de linho, as de chia e as nozes, possuem um alto teor de omega-3, que age como anti-inflamatório e é preventivo da doença cardiovascular.


No caso das porcas, podem recuperar a parede arterial.


Tomar 2 colheres de sopa por dia de semente de cânhamo em cremes, molhos ou batidos.


9. Alcachofra diurética


Rica em potássio e com propriedades diuréticas: favorece a eliminação de líquidos do organismo e, como consequência, diminui a tensão arterial. Além disso, beneficia a função hepática.


2-3 alcachofras, 2-3 dias por semana.


10. Água de coco, semelhante ao plasma sanguíneo


Com efeito cardioprotector por sua riqueza em potássio e magnésio. Além disso, por sua composição química é semelhante ao plasma sanguíneo, e ajuda a uma correta hidratação do corpo.


Fruta versátil


Tomar 1 copo diário de água de coco.

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